26 de abril de 2013

Garrafa Mágica


            
           Como uma mistura de hidrogênio e oxigênio adicionada com alguns nutrientes, pode ser algo tão valioso e vital para todos os seres-vivos presentes no planeta?  A água está em muitos debates na última década e a preocupação das grandes nações está aumentando em torno dela. O ser humano volta ao passado e começa a pensar na sua origem e do que é feito, a água é essencial e as novas gerações devem ser educadas cientes de que é finita e precisa ser preservada.

                
               Muitas formas de tratamento de água são desenvolvidas, tentar purificar a água e torná-la apta para o consumo não é uma tarefa fácil, pois as contaminações geralmente são em grande escala. Mas, e se ocorrer uma grande catástrofe e nos vermos sem água potável por perto, o que faremos?

              Pensando nisso a empresa LifeSaver criou a “LifeSaver Bottle”, ela é uma garrafa capaz de purificar águas  e remover bactérias, vírus, cistos, parasitas, fungos e todos os outros agentes patogênicos microbiológicos, sem o auxílio de quaisquer produtos químicos, como explica no  site da empresa.  É incrível e até difícil de explicar, mas no vídeo pode-se ver que em um minuto é possível limpar 750 ml de água.


              A LifeSaver Bottle  parece ser a salvação de todos os problemas para os países subdesenvolvidos com problemas de saneamento, mas o preço dela ainda está inacessível para populações mais carentes. E infelizmente com essa única desvantagem a Garrafa Mágica ficará apenas nas mãos de poucos.

Abaixo o vídeo da demonstração da garrafa e o site da LifeSaver:



Fonte e site da LifeSaver: http://www.lifesaversystems.com/

20 de abril de 2013

Calçada de Pneus


          
          Nada melhor do que unir reciclagem de pneus e ainda melhorar a qualidade de vida do ambiente e da população. Essa dica de postagem veio da minha amiga Kelly e me surpreendi. A primeira vista parece uma ideia simples, só quando conheci as vantagens percebi a grandiosidade que pode estar aos nossos pés.
          A Calçada de borracha ou "Piso Leve" é feita com 100% dos pneus descartados, é leve e de fácil aplicação, pois possui pinos de encaixe. Por ser de borracha, amortece quedas e corridas, não prejudicando as articulações dos corredores. Permite a passagem de água para o solo, que poderá ser absorvida pela vegetação. Além disso, dura bem mais que calçadas de concreto, é firme e traz conforto térmico para as ruas.


           A empresa Piso Leve oferece dois tipos de calçadas, são diferenciadas apenas na espessura do piso, mas ambas trazem todos os benefícios. Elas podem ser coloridas, o que deixa um bom resultado visual, tirando o cinza dominador das grandes cidades. Se colocado na balança, os benefícios valem o custo, no site da empresa há uma lista de vantagens que nem citei aqui, vale a pena conferir.


          O piso ecológico nos deixa a um passo do futuro, espero que as cidades brasileiras invistam nessa ideia. Afinal, ela é apenas uma amostra de que podemos conviver em conjunto com a tecnologia  e o meio ambiente. 

12 de abril de 2013

Petróleo Magnético


              A química é um forte aliado contra os problemas ambientais, uma prova disso foi a descoberta feita por pesquisadores da UFRJ, que usaram castanha-de-caju e mamona para magnetizar e concentrar o petróleo, realizando assim sua remoção na ocorrência de grandes derramamentos. Após a aplicação do pó feito com cardanol e glicerol, juntos com a maghemita (substâncias retiradas da castanha-de-caju e da mamona), o petróleo pode ser atraído por imãs comuns. O mais interessante é que 20% do pó em relação ao óleo, já são suficientes para fazer a concentração.
              Infelizmente há pouco investimento em pesquisa no Brasil, o que nos deixa paralisados no passado. Essa nova descoberta além de ser eficiente, ajudaria a evitar desastres ecológicos onde ocorrem vazamento de petróleo. No site da Ciência Hoje, há mais detalhes sobre o Petróleo Magnético e também um vídeo mostrando o processo da reação.


Fontes: 

10 de abril de 2013

Eco-poste

           

           Mais uma dica de postagem, um amigo comentou comigo sobre os postes que funcionam com energia solar. Nunca tinha escutado sobre o assunto, mas quando pesquisei, achei a ideia muito interessante. Os "eco-postes" funcionam captando e armazenando luz solar e eólica, sem nenhum tipo de poluição ou degradação do meio ambiente, podendo funcionar até 50 mil horas antes de precisar de algum reparo. Uma empresa americana, a Savwatt que está produzindo estes postes sustentáveis.
             A pesquisa que eu achei mais interessante e fácil de entender a proposta, foi da reportagem feita pela Info (o link  abaixo) e também o site da empresa que está produzindo, é muito interessante, vale a pena dar uma olhada.

Eco-poste - reportagem da Info :



Telhado Verde pode se tornar obrigatório em Curitiba

             
           Para completar as postagens sobre Telhado Verde, temos uma notícia muito boa, principalmente para os curitibanos, afinal em Curitiba está sendo aprovada uma lei, exigindo que as futuras construções com mais de três andares possuam o Telhado Verde em suas coberturas. Isso combaterá a poluição, aumentando a qualidade de vida da população. Para mim, essa medida deveria ser adotada em todos os municípios, principalmente nas grandes metrópoles. 




8 de abril de 2013

Parede Verde

                 
A postagem sobre Telhado verde fez surgir vários comentários e discussões entre amigos e leitores.  Aprendi muito, principalmente com a quantidade de benefícios que pode nos proporcionar. Uma amiga minha, que há tempo não tinha contato me enviou  uma reportagem da National Geographic, que fala sobre as Paredes Verdes - que revestem toda a edificação -  e nos benefícios trazidos as grandes cidades que aplicaram essa tecnologia. Na reportagem o Biogeoquímico alemão Thomas Pugh, pesquisou sobre as paredes verdes e comprovou a diminuição da poluição do ar numa cidade da Europa Ocidental.  

Reportagem da Natopnal Geographic: 
(http://news.nationalgeographic.com/news/2013/03/pictures/130325-green-wallsenvironmentcitiessciencepollution/utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_content=link_fb20130325news-greenwalls&utm_campaign=Content


As paredes verdes funcionam da mesma forma que os Telhados Verdes. São jardins verticais, que revestem e protegem a construção, além disso, funcionam como isolante térmico e acústico. Elas podem ser colocadas nas paredes com maior incidência de raios solares ou até mesmo cobrir totalmente o imóvel.  A irrigação pode ser feita através da água da chuva que escoa dos telhados, se a construção tiver Telhado e Parede Verde a água do próprio telhado pode ser destinada as paredes, reutilizando-a.

        Essa ideia por mais que pareça ser uma moda apenas de países europeus, está mais próxima do que possamos imaginar, abaixo uma imagem do Banco Sicredi, que adotou as Paredes Verdes em Pelotas no Rio grande do Sul.  Seria interessante se mais empresas seguissem essa ideia, as cidades ficariam muito mais limpas e bonitas.


Fontes: