28 de novembro de 2013

Mostra de Biologia



       
       Um local com certeza muito curioso e fascinante da Universidade Federal de Santa Maria é a Mostra Permanente de Biologia da UFSM. Fundada em 1996, a Mostra fica no Prédio 19 da universidade e conta com biólogos e veterinários que cuidam do local e mantém pesquisas com os animais.  Na visita consegue-se observar animais nativos e exóticos além de ganhar uma aula de biologia. 


       Há também alguns animais taxidermizados (Empalhados), termo novo que aprendi com a Bióloga Isabel, pois os primeiros animais taxidermizados eram preenchidos com palhas. Há fetos e esqueletos de várias espécies. Muito cuidado com as cobras, na minha breve visita aprendi a reconhecer entre a coral falsa e a verdadeira e conheci uma cobra dorminhoca. A Mostra é muito importante para Universidade pois possibilita aos alunos da Biologia terem contato com os animais, podendo ser feito pesquisas em várias áreas como Zootecnia, Veterinária e Biologia e ainda proporcionar Educação Ambiental através do reconhecimentos das principais espécies gaúchas.


Para realizar as visitações não é preciso agendamento, somente grupos maiores precisam agendar, deixarei abaixo o site com todas informações e formas de contato. E para os estudantes da universidade que gostarem da ideia vale a pena dar uma voltinha no intervalo da aula.


             

22 de novembro de 2013

Descobrindo a UFSM

                   
         
          A Universidade Federal de Santa Maria completou este ano 50 anos. A construção dessa cidade Universitária que abriga hoje mais de 29 mil estudantes, contém diversos espaços de cultura, lazer, com muitas formas de transmissão de conhecimento, tanto em suas paredes, em suas construções com arquiteturas modernas e seus laboratórios de pesquisa, que dão a possibilidade dos estudantes terem a melhor qualificação profissional. Com isso surgiu a ideia de mostrar espaços na Universidade que por muitas vezes são desconhecidos até mesmo pelos estudantes da Universidade e que valem a pena ser visitados.

 
Começarei hoje falando do Jardim Botânico, que é um lugar fantástico e que poucas pessoas conhecem. O Jardim Botânico foi fundado em 1981 e pertence ao Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). Na visitação há uma possibilidade de contato com a natureza, áreas de pesquisa e práticas de ensino. O horário de funcionamento é de segundas as sextas-feiras, das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 17h00. Aberto para o público e com entrada gratuita, podendo ter auxílio de Guia (através do agendamento de visitas no site) para conhecer as trilhas e toda a Estrutura do Jardim Botânico. 
             
         
          Deixarei disponível o site onde tem todos os dados e como chegar no Jardim Botânico, todas as dicas aos visitantes e todas as informações para o agendamento de visitações. Vale a pena conhecer.

Fonte: http://w3.ufsm.br/jbsm/?page_id=20 (site do JBSM)
             


26 de outubro de 2013

Latinha Verde - ECO Can


A ECO Can é uma lata feita com plástico biodegradável, portátil e reutilizável. O material vem de um amido natural, que tem os mesmos benefícios das propriedades plásticas, esse plástico pode quebrar em compostos naturais inofensivos de volta para o meio ambiente. “A emissão de dióxido de carbono também é menor do que o plástico de petróleo durante a produção. Suas qualidades durável e reutilizável ajudam a reduzir o desperdício e aumentam a sustentabilidade. Diminuir o uso de copos de papel e contribuir para a preservação de nossas florestas.”
A ECO Can permite o consumo de bebidas quentes e frias e mantém a temperatura, pois possui um design térmico com paredes duplas. Pode ser levado ao microondas, mas sem a utilização da tampinha. Ela custa no site da empresa Molla Space cerca de 25,00 reais.



14 de outubro de 2013

Museu mais ecológico do mundo


Inaugurado em 2008, o Museu mais ecológico do mundo fica em São Francisco na Califórnia, é um edifício revolucionário, desenhado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, que abriu as portas do museu mais ecológico do mundo e disse: “Este museu é um presente para os nossos filhos e para as próximas gerações”.

            O Museu possui um design extraordinário, seu telhado ondulado foi coberto por vegetação para manter baixa a temperatura no interior. As paredes do edifício são revestidas com vidros com células fotovoltaicas (que geram 15% da energia do edifício), o vidro também permite a captação da luz solar o máximo possível, para iluminar os ambientes.  A utilização de materiais reciclados foi a prioridade no projeto, utilizando por exemplo, calças jeans velhas no isolamento das paredes.
           

            O Museu teve um orçamento em quase 500 milhões de dólares e abriga o Natural History Museum Kimball, o Aquário e o Planetário Steinhart Morrisone e também realiza pesquisas em 11 áreas de estudo, além de abrigar mais de 20 milhões de espécimes científicos. No site do Ciência Hoje há mais informações e outras imagens do museu. É uma construção exemplar e vamos cultivar essas ideias para que não fiquem apenas em museus e comecem a fazer parte de construções urbanas também.

10 de outubro de 2013

Site Verde! Ciclo Vivo


Gostaria de compartilhar com vocês um site muito interessante e cheio de notícias sobre tecnologia e meio ambiente, para quem gosta desse assunto vale à pena dar uma olhada e conferir todas as abas. 

O site é esse http://ciclovivo.com.br/

"O CicloVivo é um site com o objetivo de informar as mudanças e novidades do mundo da sustentabilidade, além de fomentar atitudes mais positivas e conscientes. Com alicerce em três pilares (econômico, social e ambiental) as notícias envolvem: meio ambiente, tecnologia, arquitetura, mídia, design, desenvolvimento e vida sustentável."

7 de outubro de 2013

Universitar 2013


Uma das melhores ideias para conscientizar a população de Santa Maria para cuidar da cidade e do meio ambiente vem surgindo com o Projeto  Universitar 2013, onde o tema deste ano é "O Desafio da Cidade Limpa", uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Maria (PET-UFSM), juntamente com representantes da empresa Revita e alunos da UNIFRA. O primeiro desafio do projeto era criar um perfil para cada grupo inscrito, e com isso a criatividade rola solta entre as diversas páginas. Gostaria de chamar a atenção para dois grupos: 
O Grupo Lixobusters:




"Nós, os Lixobusters estamos nessa grande jornada para fazer de Santa Maria uma cidade mais limpa, precisamos responder ao chamado da natureza! Go Busters!
Missão
Conscientização para limpar Santa Maria e melhorar o nosso Ambiente!
Descrição
Sigam-nos para, juntos, transformar nosso meio ambiente em um lugar mais agradável e sustentável."


Curtam a Página do Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/lixobusters2013


E o Grupo He-man Consciente:

"He-Man e o grupo de estudantes da UFSM #limpaSM, participante do Universitar 2013, resolveram unir forças e combater o mal da poluição e da falta de conscientização ambiental. NÓS TEMOS A FORÇA!!"


Curtam a Página do Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/HEMANCONSCIENTE





24 de setembro de 2013

Terramesh Verde


Como hoje assisti uma palestra sobre Soluções em Hidráulica oferecida pela Maccaferri, resolvi fazer esta postagem sobre o tipo de Gabião que mais me chamou atenção, o Terramesh Verde. Antes de explicar sobre o Terramesh Verde, precisamos entender o que é um Gabião.





        “Os gabiões são produzidos com malha de fios de aço doce recozido e galvanizado, em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior. São preenchidos com pedras e utilizados em estabilização de taludes e obras hidráulicas. Podem ser encontrados em três formatos: caixas, colchões, sacos; em diferentes tamanhos.”
Os Gabiões são uma solução alternativa para barragens, estruturas de estradas e suporte de pontes, entre outras obras, com isso pode-se substituir estruturas de concreto, o que é muito mais ecológico, pois ocorre o mínimo de impacto ambiental, possibilitando a penetração da água no terreno e deixa a paisagem mais rústica e amigável.


O Terramesh Verde é uma base para encostas e funciona como uma talude natural, ou seja, uma inclinação no terreno que fica protegida contra desmoronamentos de terra. 
"Sua face frontal é constituída por, além de outros elementos um painel em geomemanta (sintético) ou por uma biomanta produzida com fibra de coco, para evitar a fuga dos finos de solo e ao mesmo tempo ajudar o crescimento da vegetação.

         A palestra foi sobre os gabiões, o terramesh verde e os colchões reno, são todos estruturas metálicas preenchidas com pedras e que podem solucionar vários problemas ambientais, como as enchentes em grandes cidades. Além do custo para a implantação ser baixo, se comparado com o concreto, uma solução inteligente e bonita. Confiram no site da Maccaferri como é feitas a Terramesh Verde e outras soluções em engenharia:




9 de setembro de 2013

Cortina Verde


Com a chegada das altas temperaturas, o ar condicionado e os ventiladores tomam conta dos ambientes, a procura por um ambiente mais agradável faz o consumo de energia ser muito mais elevado no verão. Uma boa alternativa é utilizar a natureza em nosso favor. Encontrei no blog da Design & Tendência uma ideia bem interessante, uma Cortina Verde, que reduz até 10° C da temperatura interna do ambiente. Um ótima opção, afinal o ambiente fica muito bonito, a casa ganha uma área de lazer e há uma diminuição nos gastos de energia. Confira no blog todas as imagens da casa com a Cortina Verde.


7 de julho de 2013

Energia Eólica


A Energia Eólica é uma fonte de energia totalmente limpa, por aproveitar a força dos ventos para gerar energia elétrica. A utilização do vento como fonte de energia é usada há séculos, principalmente na agricultura, nos moinhos. Porém a tecnologia em torno desse tipo de energia cresceu com impulso  apenas nos últimos 20 anos, quando a preocupação por fontes de energia alternativa aumentou. Ela funciona através de grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, que são implantadas em lugares abertos, transformando a energia gerada pelas hélices em energia elétrica, através de um gerador.

Atualmente apenas 1% da energia gerada no mundo provém da Energia Eólica, a capacidade mundial é de 238,4 GW (Gigawatts). O Brasil produz cerca de 1.200 megawatts, correspondendo a apenas 0,6% de participação no sistema elétrico nacional. São apenas 46 parques eólicos em todo território nacional.

Principais vantagens:
·         É uma fonte inesgotável;
·         Não emite gases poluentes;
·         Não gera resíduo;
·         Pode ser implantado em terrenos com plantações ou criação de gado;
·         É uma fonte barata, em custos operacionais;

Principais desvantagens:
·         Impacto nas aves locais, pois podem ser atingidas pelas hélices;
·         Não gera muita energia, considerando que só funciona quando tem vento;
·         Não permite residências nas proximidades;



Parque Eólico de Osório - RS

16 de junho de 2013

Energia Hidrelétrica

        
            A Energia Hidrelétrica surgiu da Energia Hidráulica, que existe a milhares de anos, utilizada para gerar trabalho através da água na antiguidade, em funções cotidianas como moer grãos, serrar madeira e fornecer energia para outras tarefas. Atualmente a força das águas foi transferida para uma série de equipamentos em movimento rotatório através de eixos, hastes, roldanas, polias, cabos e engrenagens. A energia hidráulica converte energia potencial em energia cinética, em virtudes de mudanças de elevação. Logo se percebeu que a construção de barragens e represas nos rios forneceu um meio fácil de ajustar a vazão da água, e as engrenagens ganhavam muito mais potência para atender as diversas e variadas demandas por eletricidade.

         
         A energia primária de uma hidrelétrica é a energia potencial gravitacional da água contida numa represa elevada. Antes de se tornar energia elétrica, a energia primária deve ser convertida em energia cinética de rotação. O dispositivo que realiza essa transformação é a turbina. Ela consiste basicamente em uma roda dotada de pás, que é posta em rápida rotação ao receber a massa de água. O último elemento dessa cadeia de transformações é o gerador, que converte o movimento rotatório da turbina em energia elétrica.

Vantagens:
•Devido à disponibilidade do ciclo da água é uma fonte inesgotável;
•Energia totalmente limpa, não emite gases e não causa a chuva ácida;
•Os custos operacionais são muito baixos;
•Ele armazena facilmente sistemas de abastecimento de água para recreação ou de irrigação;
•Pode-se regular o fluxo de controle se há risco de alagamento;

Desvantagens:
•Pode provocar o deslocamento de populações ribeirinhas e o alagamento de terra;
•A sua construção exige a formação de grandes reservatórios de água que acabam por provocar profundas alterações nos ecossistemas;
•Elevados custos de instalação e de desativação;

Energia Hidrelétrica no Brasil:

Imagem da Usina Hidrelétrica de Itaipu - rio Paraná (Fronteira do Brasil e Paraguai)


            No Brasil cerca de 70% da energia elétrica que é gerada e consumida pela população é proveniente de Usinas Hidrelétricas que realizam todo o processo de produção da energia elétrica utilizando-se de um rio, processo que além de beneficiar a população brasileira ainda não polui o meio ambiente com a emissão de poluentes durante todo o processo.



25 de maio de 2013

Um Brasil mais verde!


           Uma notícia realmente boa para o Brasil e que me animou muito frente aos milhões já investidos na copa de 2014, será a implantação de painéis solares no Estádio Mineirão. O projeto conta com 6000 módulos fotovoltáicos instalados pelo Governo de Minas Gerais em parceria com a Cemig, e foi financiado em 80% com fundos do Banco de Desenvolvimento da Alemanha, Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW). Gerando cerca de 1,42MWp de energia, com isso conseguirá abastecer cerca de 900 residências. O Estádio terá apenas 10% da energia produzida utilizada dentro do Mineirão.


“Em um país como o nosso, com uma cultura e um futebol alegres e contagiantes, nada mais natural que as grandes arenas esportivas sejam aparelhadas com usinas solares, como estamos fazendo no Mineirão. Além disso, pretendemos estender esse projeto a outros estádios e ginásios do Estado”, destacou o presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, que também ressalta o compromisso da Companhia com os seus três principais pilares: sustentabilidade econômica, ambiental e social.
O Mineirão e também o Estádio do Mineirinho devem fornecer energia solar, esperamos que a Copa de 2014 seja o marco dessa junção, de esporte, tecnologia e sustentabilidade. O Mundo precisa conhecer esse Brasil mais criativo e que utiliza suas belezas naturais em prol do seu povo.



8 de maio de 2013

Lifestraw – Um direito de todos!


             “A necessidade de água potável é negado a muitas pessoas no mundo. A cada 15 segundos uma criança morre como resultado da ingestão de água contaminada. Estamos comprometidos com o ano de 2015 para fornecer esse direito humano básico.” Em 2000 a ONU nos trouxe essa terrível notícia e com essa triste mensagem surgiu uma organização muito especial, a LifeStraw.








            Como eu mostrei a Garrafa Mágica em uma das postagens, quando vi a reportagem da LifeStraw não poderia deixar de falar. Ela funciona como um filtro de água, que purifica e retira a maior parte dos parasitas, deixando a água praticamente pura. Um único tubo de Lifestraw pode filtrar até 1.000 litros de água, o suficiente para uma pessoa durante 1 ano, e há também um filtro maior que pode durar até 3 anos para 5 pessoas.


              Esse pequeno filtro tem salvado milhares de pessoas no mundo e é isso que mais comove. No Blog da LifeStraw.org é possível conhecer a história da organização e da distribuição do filtro para famílias que não tem acesso a água potável. Também tem todas as notícias e ações que eles já fizeram pelo mundo. A Lifestraw foi distribuída no terremoto do Haiti em 2010, nas inundações do Paquistão em 2010 e nas enchentes da Tailândia em 2011. A LifeStraw é um exemplo, de que uma ideia pode salvar vidas, o mundo precisa de mais organizações como esta, para que possam tornar real até 2015 os objetivos da ONU. Afinal, água potável é um direito de todos!


Fontes: Site da Empresa: http://www.vestergaard-frandsen.com/


4 de maio de 2013

Windows Socket - A Tomada Verde


             Já pensou poder recarregar seu notebook ou seu celular numa tomada que estava dentro da sua bolsa? Mais uma vez a tecnologia e o sol se uniram e tornaram isso possível.  Criada pelos designers Kyuho Song & Boa Oh, a Windows Socket é uma tomada solar que só precisa ser colocada numa janela de vidro que receba boa iluminação, para poder recarregar  aparelhos eletrônicos.






                   A Windows Socket leva de 5 a 8 horas para carregar completamente e sua energia dura até 10 horas. Criada para produtos com baixa energia intensiva, como aparelhos celulares e dispositivos móveis, sua bateria tem um projeto inicial para conter 1000 mAh.  É um produto inovador que logo deve estar no mercado, por ser bonito, prático e ecologicamente correto.








26 de abril de 2013

Garrafa Mágica


            
           Como uma mistura de hidrogênio e oxigênio adicionada com alguns nutrientes, pode ser algo tão valioso e vital para todos os seres-vivos presentes no planeta?  A água está em muitos debates na última década e a preocupação das grandes nações está aumentando em torno dela. O ser humano volta ao passado e começa a pensar na sua origem e do que é feito, a água é essencial e as novas gerações devem ser educadas cientes de que é finita e precisa ser preservada.

                
               Muitas formas de tratamento de água são desenvolvidas, tentar purificar a água e torná-la apta para o consumo não é uma tarefa fácil, pois as contaminações geralmente são em grande escala. Mas, e se ocorrer uma grande catástrofe e nos vermos sem água potável por perto, o que faremos?

              Pensando nisso a empresa LifeSaver criou a “LifeSaver Bottle”, ela é uma garrafa capaz de purificar águas  e remover bactérias, vírus, cistos, parasitas, fungos e todos os outros agentes patogênicos microbiológicos, sem o auxílio de quaisquer produtos químicos, como explica no  site da empresa.  É incrível e até difícil de explicar, mas no vídeo pode-se ver que em um minuto é possível limpar 750 ml de água.


              A LifeSaver Bottle  parece ser a salvação de todos os problemas para os países subdesenvolvidos com problemas de saneamento, mas o preço dela ainda está inacessível para populações mais carentes. E infelizmente com essa única desvantagem a Garrafa Mágica ficará apenas nas mãos de poucos.

Abaixo o vídeo da demonstração da garrafa e o site da LifeSaver:



Fonte e site da LifeSaver: http://www.lifesaversystems.com/

20 de abril de 2013

Calçada de Pneus


          
          Nada melhor do que unir reciclagem de pneus e ainda melhorar a qualidade de vida do ambiente e da população. Essa dica de postagem veio da minha amiga Kelly e me surpreendi. A primeira vista parece uma ideia simples, só quando conheci as vantagens percebi a grandiosidade que pode estar aos nossos pés.
          A Calçada de borracha ou "Piso Leve" é feita com 100% dos pneus descartados, é leve e de fácil aplicação, pois possui pinos de encaixe. Por ser de borracha, amortece quedas e corridas, não prejudicando as articulações dos corredores. Permite a passagem de água para o solo, que poderá ser absorvida pela vegetação. Além disso, dura bem mais que calçadas de concreto, é firme e traz conforto térmico para as ruas.


           A empresa Piso Leve oferece dois tipos de calçadas, são diferenciadas apenas na espessura do piso, mas ambas trazem todos os benefícios. Elas podem ser coloridas, o que deixa um bom resultado visual, tirando o cinza dominador das grandes cidades. Se colocado na balança, os benefícios valem o custo, no site da empresa há uma lista de vantagens que nem citei aqui, vale a pena conferir.


          O piso ecológico nos deixa a um passo do futuro, espero que as cidades brasileiras invistam nessa ideia. Afinal, ela é apenas uma amostra de que podemos conviver em conjunto com a tecnologia  e o meio ambiente. 

12 de abril de 2013

Petróleo Magnético


              A química é um forte aliado contra os problemas ambientais, uma prova disso foi a descoberta feita por pesquisadores da UFRJ, que usaram castanha-de-caju e mamona para magnetizar e concentrar o petróleo, realizando assim sua remoção na ocorrência de grandes derramamentos. Após a aplicação do pó feito com cardanol e glicerol, juntos com a maghemita (substâncias retiradas da castanha-de-caju e da mamona), o petróleo pode ser atraído por imãs comuns. O mais interessante é que 20% do pó em relação ao óleo, já são suficientes para fazer a concentração.
              Infelizmente há pouco investimento em pesquisa no Brasil, o que nos deixa paralisados no passado. Essa nova descoberta além de ser eficiente, ajudaria a evitar desastres ecológicos onde ocorrem vazamento de petróleo. No site da Ciência Hoje, há mais detalhes sobre o Petróleo Magnético e também um vídeo mostrando o processo da reação.


Fontes: 

10 de abril de 2013

Eco-poste

           

           Mais uma dica de postagem, um amigo comentou comigo sobre os postes que funcionam com energia solar. Nunca tinha escutado sobre o assunto, mas quando pesquisei, achei a ideia muito interessante. Os "eco-postes" funcionam captando e armazenando luz solar e eólica, sem nenhum tipo de poluição ou degradação do meio ambiente, podendo funcionar até 50 mil horas antes de precisar de algum reparo. Uma empresa americana, a Savwatt que está produzindo estes postes sustentáveis.
             A pesquisa que eu achei mais interessante e fácil de entender a proposta, foi da reportagem feita pela Info (o link  abaixo) e também o site da empresa que está produzindo, é muito interessante, vale a pena dar uma olhada.

Eco-poste - reportagem da Info :



Telhado Verde pode se tornar obrigatório em Curitiba

             
           Para completar as postagens sobre Telhado Verde, temos uma notícia muito boa, principalmente para os curitibanos, afinal em Curitiba está sendo aprovada uma lei, exigindo que as futuras construções com mais de três andares possuam o Telhado Verde em suas coberturas. Isso combaterá a poluição, aumentando a qualidade de vida da população. Para mim, essa medida deveria ser adotada em todos os municípios, principalmente nas grandes metrópoles. 




8 de abril de 2013

Parede Verde

                 
A postagem sobre Telhado verde fez surgir vários comentários e discussões entre amigos e leitores.  Aprendi muito, principalmente com a quantidade de benefícios que pode nos proporcionar. Uma amiga minha, que há tempo não tinha contato me enviou  uma reportagem da National Geographic, que fala sobre as Paredes Verdes - que revestem toda a edificação -  e nos benefícios trazidos as grandes cidades que aplicaram essa tecnologia. Na reportagem o Biogeoquímico alemão Thomas Pugh, pesquisou sobre as paredes verdes e comprovou a diminuição da poluição do ar numa cidade da Europa Ocidental.  

Reportagem da Natopnal Geographic: 
(http://news.nationalgeographic.com/news/2013/03/pictures/130325-green-wallsenvironmentcitiessciencepollution/utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_content=link_fb20130325news-greenwalls&utm_campaign=Content


As paredes verdes funcionam da mesma forma que os Telhados Verdes. São jardins verticais, que revestem e protegem a construção, além disso, funcionam como isolante térmico e acústico. Elas podem ser colocadas nas paredes com maior incidência de raios solares ou até mesmo cobrir totalmente o imóvel.  A irrigação pode ser feita através da água da chuva que escoa dos telhados, se a construção tiver Telhado e Parede Verde a água do próprio telhado pode ser destinada as paredes, reutilizando-a.

        Essa ideia por mais que pareça ser uma moda apenas de países europeus, está mais próxima do que possamos imaginar, abaixo uma imagem do Banco Sicredi, que adotou as Paredes Verdes em Pelotas no Rio grande do Sul.  Seria interessante se mais empresas seguissem essa ideia, as cidades ficariam muito mais limpas e bonitas.


Fontes:


25 de março de 2013

Telhado Verde


O que você acha de ter a natureza mais próxima de você, sem sair da zona urbana? Parecia impossível juntar concreto com verde, mas isto é cada vez mais fácil. Os telhados Verdes são jardins suspensos sobre casas, edifícios e lajes, onde é possível melhorar o ambiente em que se vive e sem muito trabalho. As vantagens são tantas que compensa qualquer custo, isolamento térmico e acústico, drenagem da água da chuva e melhoram a qualidade do ar e tornam o ambiente muito mais agradável em suas proximidades. O telhado verde mantém a umidade relativa do ar, purifica a atmosfera, e a água drenada pode ser usada pra regar o jardim e ainda ser utilizada na casa.



 Os custos para a instalação dependem da tecnologia utilizada, mas no Brasil já existem projetos muito acessíveis e práticos de serem instalados. Para conseguir instalar um telhado verde é preciso contratar uma empresa especializada para primeiro impermeabilizá-lo com uma base firme, colocar terra, o adubo para o crescimento das plantas, mantas ondulatórias para impedir o escoamento da água e evitar infiltrações na casa e implantar dutos de irrigação e drenagem. 


Existem várias empresas que estão investindo nos telhados verdes, a Sky Garden [http://www.skygarden.com.br/] oferece garantia de 2 anos após instalado e afirma que diminui até 13ºC a temperatura da cobertura.
A Ecotelhado [http://www.ecotelhado.com.br/default.aspx] é uma empresa que investe em diversos sistemas de telhados e em várias outras áreas de tratamento e soluções do ambiente, como paredes, esgotos e pavimentos.

O Telhado Verde é uma ótima opção, substitui os ar-condicionados e ainda pode ser um investimento para pontos comerciais, chamando atenção de seus clientes. As plantas utilizadas, podem ser desde um gramado até plantas maiores, dependendo da localização geográfica e do clima local. Apostando na tecnologia e na arquitetura o ambiente fica muito mais agradável e bonito, não acham?


Fontes :
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/conteudo_264394.shtml
http://www.ecotelhado.com.br/Por/ecotelhado/default.aspx
http://pt.wikipedia.org/wiki/Telhado_verde